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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O PISA e as concepções de letramento – diálogos ou rupturas?

Autores:
Maria Angela Paulino Teixeira Lopes (PUC MINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS) ; Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues Ignácio Rodrigues (PUC MINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS)

Resumo:

A reflexão que se pretende desenvolver nesta frente de pesquisa sobre o PISA  atende a uma necessidade de pôr em interface estudos sobre letramento, processos de leitura e concepções de língua, de linguagem e de gêneros de discursos sob a perspectiva dialógica de textos e de discursos (VOLOCHÍNOV, 2017; BAKHTIN, 2011).  Considerando que o dialogismo é o princípio  básico das interações linguageiras, propõe-se um exame da(s) concepção (ões) de leitura proposta(s) na avaliação, a partir do estudo do instrumento utilizado na pesquisa PISA, com base na Matriz de Avaliação de leitura e de questões concernentes ao texto Macondo, integrantes da prova de 2009. Tendo em vista a análise dos enunciados de avaliações do exame internacional e com base no tratamento dado aos textos oferecidos à leitura dos candidatos, objetiva-se apreender possíveis efeitos da inter-relação entre a dimensão sócio-histórica e cultural dos textos sobre o processo interpretativo, bem como problematizar a noção de tipologia textual adotada pela Matriz de Avaliação de leitura do PISA.

 

 BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

KLEIMAN, A. B. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, 1º sem. 2004. p. 13-22.

VOLÓCHINOV, Valentin N. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.