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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM: UM ESTUDO ANALÍTICO DA MASSIFICAÇÃO DOS ARGUMENTOS

Autores:
Renata Ingrid de Souza Paiva (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Sulemi Fabiano Campos (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

O contexto de produção textual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais mobilizadores dos anos preparatórios para os candidatos, inclusive, no tocante ao ensino de língua portuguesa, nos anos finais do Ensino Médio. Com base nos impactos causados pelo exame, a presente pesquisa visa ao estudo analítico na escrita das redações nota mil, tomando como hipótese a massificação dos argumentos utilizados para sustentar a tese textualmente proposta e a homogeneização da estrutura dos textos. Objetiva-se uma análise da estruturação dos textos com base nas cinco competências estabelecidas e da utilização da voz do outro para sustentação dos argumentos apresentados.  Para tanto, recorremos às contribuições de Charaudeau (2012) acerca da organização de textos argumentativos; Authier-Revuz (1990, 2004) com as reflexões da heterogeneidade enunciativa mostrada; Adorno (1985) para a discussão sobre massificação e Pêcheux (1995) com a posição do sujeito para caracterizar o lugar do discurso dos alunos autores nas redações. O corpus constitui-se de 32 (trinta e duas) redações distribuídas, igualmente, por quatro anos (2014, 2015, 2016 e 2017) e que foram obtidas por meio do site G1. Um resultado preliminar demonstra que, em todos os anos, há uma padronização estrutural que não é atribuída em sua totalidade ao que solicitam as cinco competências bem como uma recorrência da utilização da inserção explícita da voz alheia para compor a sequência argumentativa. Quanto à questão da massificação dos argumentos, observamos que há reincidência da construção de uma “forma” de redação moldada e pré-estabelecida para que os candidatos, nos anos preparatórios para o exame, ativem a necessidade de moldar o texto e explicitar a voz do outro de forma decisiva no mecanismo de sustentação de seus argumentos para que seus textos ocupem a posição de redações “modelo”, aqui tidas com a nota máxima.