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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional: vozes enunciativas de docentes sobre o trabalho com gêneros de texto

Autores:
Sueli Correia Lemes Valezi (IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso )

Resumo:

A expansão da Rede Federal de Educação Profissional promoveu a interiorização do ensino que promove a formação para o trabalho e esse processo aumentou o contingente de professores para o agir nessa modalidade de ensino. Diante desse cenário, em 2015, foi desenvolvido um projeto financiado pela PROPES/IFMT e pela FAPEMAT, que objetivou investigar como os professores de Língua Portuguesa significavam a sua formação e sua prática como docentes nos campi do IFMT, com vistas ao desenvolvimento de ações reflexivas e de intervenção em práticas pedagógicas nas instituições de educação profissional. O instrumento de coleta de textos para revelar a materialização das ações linguageiras dos sujeitos-professores foi um questionário encaminhado a todos os professores dos Campi do IFMT pela ferramenta Google Docs. Revisitando os dados desse projeto, três temas foram identificados como reveladores dentro da perspectiva do ensino com base nos gêneros de texto, em especial pela teoria do ISD, com BRONCKART (1999, 2006, 2008) e SCHNEUWLY e DOLZ (2004). Os temas referem-se à concepção de ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional, os gêneros que medeiam esse ensino e a descrição de uma aula dessa disciplina nesse contexto de formação.  Os textos coletados a partir do questionário foram analisados com base na proposta teórico-metodológica de Machado e Bronckart (2009), em sua vertente de estudos sobre “Linguagem e Trabalho”. Considerando, em especial, o nível enunciativo na análise dos textos coletados, constatou-se que as vozes que atravessam os enunciados filiam-se à concepção interacionista da linguagem. No entanto, ao serem analisadas as materializações do agir sobre quais gêneros constituem objeto de aprendizagem na educação profissional e a aula descrita pelos docentes, verificou-se que ainda há um longo caminho a ser trilhado sobre o ensino de Língua Portuguesa que efetivamente atenda às especificadades da formação para o mundo do trabalho.