Poster
| O POEMA DA LITERATURA NEGRA BRASILEIRA E RELEITURAS POSSÍVEIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Autores: Tânia Luíza Ribeiro de Cerqueira (UNEB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA) |
Resumo: Levar a leitura e reescrita de poema como instrumento para a sala de aula é a proposta dessa sequência didática, através dos poemas da Literatura negra brasileira que estão sendo produzidos na contemporaneidade, escritos por mulheres negras, cujas produções vivem à margem dessa sociedade preconceituosa e excludente, dando invisibilidade aos mesmos. Objetiva-se, com essa sequência didática, aproximar os discentes a textos que sejam significantes para eles, utilizando os poemas produzidos por escritoras negras brasileiras. Desse modo, o incentivo à leitura dentro do ambiente escolar, e, consequentemente, para além dos espaços escolares, pois a escola deve priorizar a leitura e fomentar estes momentos como prática cotidiana, com atividades planejadas e organizadas com o que o professor quer alcançar tais objetivos, além de trazer para dentro dela, as manifestações artísticas e culturais diversas que permeiam o seu entorno com intuito de formar leitores críticos e reflexivos, além de dar-lhes autonomia, atendendo a Lei 10.639/03. A metodologia a ser utilizada é uma sequência didática que foi ministrada para um público alvo do 9º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em doze momentos, tendo a leitura de poemas da escritora Lívia Natália, releituras desses poemas, além de aprofundamento das temáticas abordadas nos poemas. Para tanto, a partir da sequência didática, foi analisado o desenvolvimento de leitura, através desse conjunto de atividades interligadas e planejadas etapas por etapas. Os resultados foram contabilizados, sendo validados com o que foi proposto. Os teóricos que norteiam essa atividade e que serviram de aporte são: Cosson (2016), Geraldi (1997), Lajolo (2002) e Micheletti (2006).
|
|