O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
É sabido que o aprendizado da leitura não resulta de uma competência adquirida espontaneamente ao longo da experiência escolar, nem da sistematização de tópicos gramaticais. É preciso, ao contrário, conduzir o caminho para que se possa construir sensibilidade para questões de linguagem e tornar a leitura, de fato, um processo de construção de sentidos. Nesta comunicação, apresentaremos os encaminhamentos de um projeto de pesquisa que tem como principal objetivo desenvolver uma proposta com atividades e práticas de leitura para serem aplicadas em escolas de ensino fundamental a fim de complementar o currículo de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação leitores fluentes, autônomos e críticos. A pesquisa está embasada na teoria do Dialogismo Bakhtiniano e Sociointeracionismo de Vygostsk e se insere no contexto do Letramento Literário e Linguístico. A proposta será construída a partir da experiência como docente da EMEF “Professora Nilce Delfini Diziola”, localizada em Oscar Bressane – SP, cujos índices, como IDEB, estiveram sempre acima da média do Estado. O trabalho tem em vista propor um percurso que considere a leitura sob vários aspectos, como práticas de decodificação, leitura em voz alta, leitura silenciosa, leitura extraclasse, socialização de experiências leitoras, leitura de fruição, leitura de textos multissemióticos e de textos literários, legitimando o espaço da sala de aula como espaço de leitura.
Palavras-chaves: leitura, letramento e formação de leitor.