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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MEMÓRIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM MEIO A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores:
Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi Signor (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo provocar reflexões a respeito da variação linguística no ensino-aprendizagem de língua portuguesa, considerando pressupostos da sociolinguística na competência comunicativa dos educandos, através da elaboração e aplicação de sequência didática, em escola pública de Ensino Fundamental. Intencionando enfatizar o papel da escola na perspectiva de ensino voltada à pedagogia da variação linguística, cabendo a ela: sistematizar e aprimorar competências no uso da língua, refletir sua funcionalidade social, seus fatores estruturais, evitar preconceito, proporcionar aos alunos recursos necessários para o desempenho oral e escrito nos diversos gêneros do discurso e níveis de monitoramento em distintas situações comunicativas. Bem como, estimular professores à pesquisa e revisão de suas concepções e métodos de ensino. Os recortes teórico-metodológicos mobilizados neste estudo perpassar-se-ão por Bortoni-Ricardo (2008) e (2004), Bagno (2001) e (2007), Soares (2004), Oliveira (2008), Marcuschi (2008) e (2010) Bakhtin (1997), Geraldi (1997), (2008) e (2012) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como resultado do trabalho com sequência didática, focada no gênero textual memórias, através de recursos diversificados e atividades interativas, fora proporcionado aos alunos: o dialogo com o gênero através de textos variados, a percepção da estrutura composicional e suas particularidades, temas reais e nostálgicos, o exercício da escrita autoral, divulgação das produções, a realização de inferências e apreensão de significados em atividade epilinguísticas, a constatação da presença de variação linguística como recurso estético nos textos literários, a pesquisa em sala de aula fazendo uso das tecnologias de comunicação. Fora na coleta de relatos orais onde a linguagem se processa com todo seu poder variacionista e interacional, revelados traços dialetais das comunidades de pertencimento dos educandos. Permitindo ampliar expectativas de aprendizagem através da conscientização de que a língua é produto da atividade social, assim todos os seus usuários contribuem em seu movimento e mudança.