Poster
| MULTILETRAMENTOS E LITERATURA: DA LEITURA DE CONTOS DE EDUARDO MAHON À PRODUÇÃO DE FANFICTIONS
| Autores: Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi Signor (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso) |
Resumo: Este trabalho, sob a orientação da professora Dra. Marta Helena Cocco, faz parte do Projeto de Intervenção elaborado para Profletras/2018, que direcionado a estudantes do Ensino Fundamental de escola pública, tem como objetivo investigar e analisar o letramento literário, através da pesquisa-ação, em processo colaborativo e interativo de conhecimentos múltiplos, resgatando a atenção merecida e necessária à prática social humanizadora. Utilizando-se da sequência básica de Rildo Cosson (2012), com base na literatura Mato-grossense a partir da obra do autor Eduardo Mahon, tendo como objeto de trabalho os livros “Contos estranhos” (2016) e “Azul de Fevereiro”, (no prelo, 2019).Os recortes teórico-metodológicos mobilizados neste estudo perpassar-se-ão por Soares (1998), (2003) e (2004), Kleiman (1997) e (2007), Oliveira (2008), Rojo (2009), Candido, (2004), Leffa (1996), Solé (1998), Coscarelli (2010) e (2012), Marcuschi (2008) e (2010), Cosson (2012) e (2018), Todorov (1980), culminando no multiletramento de Roxane Rojo (2012), com a produção de fanfictions e divulgação na web. O resultado esperado, por este encontrar-se em andamento, será o desenvolvimento do letramento literário e digital na escola, a experiência estética através da leitura e interpretação de contos da literatura mato-grossense, a ampliação dos sentidos tomando consciência do pertencimento a uma coletividade, o aprimoramento de competências comunicativas através dos multiletramentos, a integração de atividades envolvendo a produção do gênero fanfiction e o exercício do processo de autoria ativa e crítica.
|
|