MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DOCENTE: CRIAÇÃO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS POR PROFESSORES | Autores: Heraclito Santos Martins Xavier (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) |
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o processo de construção e de utilização de aplicativos educacionais por professores em formação para práticas de multiletramentos digitais, no contexto do Ensino Fundamental. A questão norteadora da pesquisa é: como desenvolver práticas sociais de multiletramentos digitais, a partir da criação e do uso de aplicativos educacionais, no processo de formação continuada de professores do Ensino Fundamental? Esta pesquisa demanda a reflexão das seguintes categorias teóricas: letramentos (STREET, 2014; KLEIMAN, 2007; SOARES, 2004; COSCARELLI, 2016) multiletramentos e pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012; 2015); letramentos digitais (XAVIER, 2005; DUDNEY, 2016); multimodalidade e multissemiose (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010; RIBEIRO, 2016); aplicativos educacionais (TAROUCO, 2014); formação docente (NÓVOA, 2009; TARDIF, 2014). A abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa colaborativa, de inspiração etnográfica, através da mediação do pesquisador que constrói o percurso juntamente com os partícipes (IBIAPINA, 2008), no qual teoria e prática se relacionam constantemente. Este estudo tem relevância tanto social quanto científica, pois propõe o desenvolvimento de interfaces educacionais interativas pelos próprios professores, de modo colaborativo e autoral, proporcionando aos estudantes criarem textos multimodais e multissemióticos, também de forma colaborativa e autoral. Diálogos iniciais com professores do Ensino Fundamental e estudos teóricos nos levam à compreensão de que o processo interativo de construção de conhecimento, fundamentado na pedagogia dos multiletramentos e embasado nos princípios da formação colaborativa, poderá promover o conhecimento e melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Agência de fomento: UNEB - Universidade do Estado da Bahia |