Educação para cidadania: o Projeto Geração@.com atitudes .
Vera Beatriz Hoff Pagnussatti
Resumo: O Projeto Geração@.com atitudes, envolveu turmas de terceiros anos do Ensino Médio, durante os anos de 2016, 2017 e 2018, no Colégio Estadual Eron Domingues/oeste do Paraná, na disciplina de Língua Portuguesa, de forma interdisciplinar com História e Sociologia. O projeto foi pensado a partir da constatação, cada vez mais crescente, do desinteresse por parte dos jovens em relação à política, tendo como escopo instigar os alunos para a temática, discutir, refletir sobre cidadania, democracia, leis, ética, poderes constituídos, função do Executivo, Legislativo e Judiciário, e letramento digital. Utilizou-se como base teórica a Análise do Discurso de linha francesa, Pêcheux (1995), concepção sócio interacionista de Linguagem de Geraldi (1991), e a pesquisa- ação, Engel (2000) como princípio metodológico. Como expectativas de aprendizagem priorizou-se exploração de diferentes gêneros discursivos, suas esferas de circulação, perpassando pela oralidade, leitura, escrita e análise linguística. As práticas pedagógicas, e as sequências didáticas foram dinâmicas e significativas. Como trabalho final, cada aluno elaborou um Projeto de Lei, observando as especificidades do gênero, disponibilizado pelo Projeto Parlamento Jovem Brasileiro - Câmara dos Deputados Federais e a participação no referido Programa que seleciona jovens de cada estado para vivenciarem a jornada parlamentar em Brasília. Em três anos, 27 alunos do Projeto, foram pré-selecionados entre os 60 do Paraná e cinco entre os 20, para a etapa Nacional. Os resultados foram positivos em todas as etapas, incluindo a avaliação.
Palavras- Chaves – política –cidadania – linguagens