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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Novos objetos de ensino, velhas práticas: construtos teóricos dos estudos do texto e do discurso no ensino da língua portuguesa na educação básica

Autores:
Sônia Virginia Martins Pereira (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Fernanda Pereira de Melo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

No cenário atual do ensino da língua portuguesa, no qual a concepção sociointeracionista de língua e linguagem e fundamentos de teorias enunciativas e discursivas norteiam os referenciais curriculares para o ensino da disciplina, o trabalho docente merece investigação, no intuito de se compreender como aquelas concepções contribuem para a formulação e didatização de novos objetos de ensino. Desse modo, o estudo visa refletir sobe os processos de recontextualização e transposição didática de noções teóricas apresentadas ao professor de português, em documentos oficiais e livros didáticos de português (LDP), analisando os encaminhamentos teórico-metodológicos de docentes, na condução desses objetos de ensino, no contexto do ensino médio. Os fundamentos teórico-metodológicos de análise apoiam-se nos estudos sobre o ensino do português no Brasil (PEREIRA, 2017; TRAVAGLIA, 2007, 1996; FARACO, 2007; GREGOLIN, 2007; MATOS e SILVA, 2004; ANTUNES, 2003; SOARES, 2002) e nos estudos da didatização de saberes (TARDIF, 2011, 2002; BERNSTEIN, 1998a, 1996; CHEVALLARD, 1991). A metodologia desenvolvida propõe integração entre a pesquisa de campo, com observação de aulas de professores de português e aplicação de entrevista com esses docentes, aliada à análise documental, sendo o corpus de estudo LDP do ensino médio utilizados pelos professores sujeitos da pesquisa, além do estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados preliminares indicam a necessidade de serem revistas práticas canônicas do ensino de português, nas quais novos objetos de ensino são tratados em seus aspectos conceituais, formais e estruturais descontextualizados da atividade linguageira. Revela-se, com esses indícios, a dificuldade dos professores de português na recontextualização e articulação de saberes da academia no ensino da disciplina. Requer-se, portanto, a formação em serviço desses profissionais, num enquadre teórico-metodológico que viabilize a convergência entre as propostas curriculares, os LDP e os saberes da experiência no ensino de língua portuguesa, na contemporaneidade.