Os principais objetivos desse trabalho são analisar como a personagem mirim é representada na literatura infantil nas últimas décadas, e de que forma essas obras contribuem para a formação da identidade da criança e do leitor crítico. A partir do levantamento de obras voltadas para esse público, a pesquisa pretende refletir sobre as representações estéticas da criança, tendo em vista o contexto de produção. Em etapa posterior, a recepção de pelo menos uma dessas obras será também analisada, de acordo com as possibilidades de realização do trabalho de campo. O corpus ficcional, formado por obras de reconhecida qualidade literária, premiadas ou consideradas Altamente Recomendáveis para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, justifica-se, tendo em vista nosso objetivo de contribuir para a formação do pequeno leitor, por meio da leitura e da recepção. O repertório teórico, além de outros autores, pauta-se sobretudo nos estudos da literatura infantil, do texto e da formação do leitor, a partir dos pressupostos teóricos da Estética do Efeito e da Recepção (ISER, 1979, 1996 e 1999); JAUSS (1994); GAGNEBIN (1994); CANDIDO et al. (1968); ZILBERMAN & LAJOLO (1988); PAIVA & SOARES (2008); COELHO (2000); AGUIAR & MARTHA (2004); SILVA (2000), além dos estudos da imagem, a partir dos estudos de OLIVEIRA (2008); MANGUEL (2001); e LINDEN (2011). A pesquisa encontra-se em sua fase inicial e os resultados são ainda preliminares.
Palavras-chave: formação do leitor; leitura/recepção; literatura infantil; personagem mirim.