A ANÁLISE LINGUÍSTICA DISCURSIVA: Experiências em sala de aula | Autores: Laureci Ferreira da Silva (SEC/BA - Secretaria de Educação da Bahia) ; Bruna Vasconcelos Santana (SEC/BA - Secretaria de Educação da Bahia) ; Marilene Sacramento Miranda (SEC/BA - Secretaria de Educação da Bahia) |
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão acerca da articulação entre os estudos teóricos da Análise Linguística Discursiva - ALD e o ensino de Língua Portuguesa (LP) no contexto da sala de aula. Para tanto, fez-se necessário buscar bases teóricas para referenciar essa análise, tendo como objeto de estudo a ALD de dois anúncios publicitários um da cidade de Candeias-Ba e outro de Salvador-Ba. Essa abordagem é a luz dos estudos da ALD, visto que está sendo compreendida como um “guarda chuva” que abriga tantas as especificações quantas forem as orientações teóricas que a fundamentam, explica Reinaldo (2013) nesse caso optamos pela orientação teórica dos estudos de Bronckart (2012) interacionismo sociodiscursivo correlacionados aos níveis de análise propostos por Adam (2011) sequencial-composicional, enunciativo, semântico e argumentativo. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi a etnografia escolar de André (2012) que expressa ser possível registrar o que não é palpável e desvelar encontros e desencontros que estão intrínsecos no dia a dia da prática escolar. Os resultados parciais obtidos com esse estudo contribuíram para reflexão sobre ALD na sala de aula, com estudantes do ensino fundamental II e a Educação de Jovens e adultos – EJA. Cabe destacar que este estudo faz parte da pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Grupo de Extensão de Ensino de Língua Portuguesa (GEELP) coordenado pela profa. Dra. Fátima Aparecida de Souza.
|
|