Português como Língua Estrangeira: o processo de ensino/aprendizagem de estrangeiros no contexto da Amazônia norte mato-grossense | Autores: Vania Romancini Musachi (UNEMAT - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO) |
Resumo: As fronteiras do Brasil têm se demonstrado cada vez mais tênues e, nosso território atraído olhares de muitos estrangeiros, que vêm ao Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho e de estudos, principalmente no que tange ao Ensino Superior e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, devido a grande expansão da oferta de intercâmbios entre as universidades. Considerando a presença de três estudantes estrangeiros no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade situada em uma área de destaque no Brasil, o contexto amazônico norte mato-grossense, essa pesquisa visa abordar, a oferta de um curso de extensão destinado ao ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE), de fundamental importância para as diretrizes de internacionalização e que visa propiciar aos estudantes estrangeiros conhecimentos da língua portuguesa, para que sejam capazes de organizar e se expressarem com maior fluidez, tanto na modalidade oral como na escrita, além de propiciar conhecimento da cultura brasileira e local. Através da Linguística Aplicada, campo de conhecimento sobre a linguagem em uso, em um contexto no qual os discursos desempenham papel constitutivo, é que se pretende desenvolver ações que considerem os alunos estrangeiros como participantes do processo de ensino/aprendizagem, propondo práticas educativas nas quais eles possam expressar suas culturas e suas identidades através da língua portuguesa e de forma que possam vivenciar suas experiências de forma integral. Diante deste contexto, visamos investigar o processo de ensino/aprendizagem de PLE oferecido pelo curso de extensão “Português como Língua Estrangeira: o processo de ensino/aprendizagem de uma segunda língua em contexto brasileiro”. Para melhor compreensão desse processo serão realizados estudos teórico-metodológicos em torno de conceito de teorias, hipóteses e modelos de aquisição de línguas que são extremamente influentes e necessários, pois fornecem subsídios teóricos capaz de orientar a compreensão das abordagens e métodos utilizados no processo de ensino/aprendizagem.
|
|