Poster
| PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES | Autores: Teresinha Nunes Nogueira (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) |
Resumo: RESUMO
- este trabalho é parte de pesquisa em andamento na qual apresentamos reflexões sobre a importância dos processos de aquisição de leitura, a sua relevância para formação de leitores e como a prática da leitura crítica pode interferir na transformação social e cultural das classes sociais mais baixas. Indicação da fundamentação teórica: abordaremos as concepções e leitura de Freire (1989) e Martins (2004), esses autores entendem a leitura de mundo como antecessora a da palavra, e o leitor como sujeito ativo do processo e não como mero decodificador. Trabalharemos com a visão de Ferreiro e Gomes Palacio (1987) que nos apresentam novos processos de leitura relacionando-os a competência linguística do sujeito. Debruçar-nos-emos ainda nos estudos de Marcuschi (2002) no sentido de entendermos como a noção de gêneros textuais pode ser trabalhada na escola como forma de enriquecer a experiência leitora dos alunos tornando-a prazerosa e encantadora, formando sujeitos ativos numa sociedade, que reivindica cada vez mais a ação de sujeitos críticos e participativos. Relacionados a esses autores, analisaremos a visão de Bertoni-Ricardo que associa diversidade linguística e desigualdade social (2001) e Perrenoud (2005) que discute o papel da escola e a formação para a cidadania. metodologia: abordaremos o tema através da pesquisa bibliográfica a partir das concepções dos autores citados e outros que estudaremos no desenvolvimento da pesquisa. Discussão dos resultados parciais: discutiremos as seguintes problemáticas: como o professor pode alfabetizar/letrar tendo em vista que tais processos repercutam positivamente na formação de leitores considerando a competência linguística do indivíduo e como a prática da leitura crítica pode contribuir para a formação cidadã e a transformação social das classes baixas?
|
|