Poster
| OS GÊNEROS ACADÊMICOS E SUA REVERBERAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA FORMAÇÃO AS MARGENS DA UNIVERSIDADE. | Autores: Bruna Vasconcelos de Santana (SEC - Secretaria de Educação da Bahia) |
Resumo: Este resumo tem como objetivo discutir o processo de formação leitora e escritora de gêneros acadêmicos a luz da história da autora deste trabalho a professora Bruna Vasconcelos de Santana, que é professora de Língua Portuguesa (LP) e supervisora do PIBID/LETRAS/UFBA, no período que estava como sujeito da pesquisa da doutoranda Laureci Ferreira da Silva (FACED/UFBA) entre os anos de 2014 e 2016. Para dar conta da discussão a cerca da formação dos professores apresenta-se nesse texto as necessidades da professora de ampliar as habilidades de leitura e escrita bem como, as conquistas adquiridas no contexto do estudo. Para tanto, esta referenciasse nos Novos Estudos do Letramento que compreendem letramento como um conjunto de práticas de usos da escrita nos diversos espaços da sociedade, na concepção de leitura como prática social, e por conceber a escrita como um processo de interação. O processo metodológico utilizado é autobiográfico, pois o estudo é em torno do processo de formação da autora do texto e etnográfico escolar porque envolve a práxis pedagógica E os dados em analise nos permitem compreender a especificidade das situações em sua manifestação natural. Em vista disso, os resultados alcançados são as habilidades de leitura e escrita em formação continuada produzindo: resumos acadêmicos para comunicações em congressos, artigos acadêmicos e a comunicação oral, assim como a elaboração e execução do projeto didático na perspectiva do letramento e no que tange o contexto escolar a inserção dos textos de divulgação científica da revista Ciências Hoje das Crianças e Ciência Hoje nas aulas de leitura de Língua Portuguesa. E a produção escrita dos aprendizes foi um artigo de opinião.
|
|