Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


CONTOS DA TRADIÇÃO ORAL: UMA HERANÇA QUE MERECE SER PRESERVADA

Autores:
Márcia Aparecida Moraes Domiciano (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Iraci Sartori dos Santos (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Marciana Teixeira de Gois (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo divulgar os resultados de uma investigação realizada a partir das proposições do livro didático (LD) do “Projeto Teláris”, realizada no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Alta Floresta-MT. A proposta buscou fomentar e valorizar a cultura da contação de contos da tradição oral. Isso se deu a partir dos estudos realizados em sala de aula sobre gêneros textuais, onde percebeu-se o interesse dos alunos e por conseguinte surgiu a ideia de trabalhar o gênero. Para isso, utilizou-se os gêneros discursivos, privilegiando trabalhos de leitura, análise e interpretação textual e o conto de Sylvia Orthof “O bisavô e a dentadura”. Além das leituras, análise de narrativa, compreensão textual e produção, foi aplicado um questionário para os alunos, entrevistas e contação de causos com familiares. Também encenaram o conto no evento Semana Literária promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta. Em culminância, gravou-se um vídeo para divulgação em redes sociais, permitindo o conhecimento do causo multimodal. A fundamentação teórica deste trabalho tem por base os conceitos de Bakhtin (2003), Borgato (2015), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004), Gedoz; Costa-Hübes (2011). Diante dos resultados obtidos, percebeu-se que o gênero textual “contos da tradição oral” tem ficado esquecido, pois os alunos não apresentam essa bagagem transmitida pela família, como ocorria antes; uma vez que era comum as famílias e vizinhos sentarem-se em rodas e contarem causos ouvidos quando criança. Apesar da maioria dos familiares dizer que reconhece o que é um causo, no momento de contar uma história para os filhos, optou-se pelos contos de fadas ou outras histórias. Assim, resta à escola continuar trabalhando esse gênero, pois ao contrário o mesmo ficará esquecido. Nesse sentido, a divulgação desse gênero por meios multimodais aponta-se como uma opção.


Agência de fomento:
CAPES