Poster
| A GÍRIA NA COMUNICAÇÃO DIGITAL: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS | Autores: Carlos Roberto Gonçalves da Silva (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Luciene Maria Patriota (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) |
Resumo: Em termos gerais, a tecnologia não é algo exclusivo da atualidade. Com o advento da Era Digital, entretanto, as tecnologias de comunicação se multiplicaram e nos forçaram a realizar uma série de adequações às novas formas de interação por meio da palavra. No que concerne à Comunicação Mediada pelo Computador (CMC), destacamos, neste trabalho, um dos componentes dessa interação, presente nas mais diversas redes sociais digitais – a gíria, um vocábulo tipicamente oral, de caráter efêmero, criptológico e original. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo identificar quais as principais gírias que circulam no Facebook e Whatsapp; e observar o efeito causado na interação por meio do uso desses vocábulos. Utilizamos como base teórica autores que estudaram o fenômeno sociolinguístico da gíria, como Preti (1984, 1998, 2004) e Patriota (2006) e autores que teorizam sobre o letramento e a comunicação digital, como Galli (2005), Marcuschi (2005) e Ribeiro (2012), além de outros trabalhos relacionados a redes sociais. Nossa metodologia consiste numa pesquisa descritiva-interpretativa, com abordagem qualitativa, cujo corpus de análise é composto por gírias presentes em publicações e conversas nas redes sociais supracitadas, com o ocultamento dos nomes de usuários. Como na ocasião do envio deste resumo a pesquisa ainda encontra-se em andamento (PIBIC – 2018/2019), esperamos, com esta pesquisa, situar a gíria como importante componente da interação verbal nas redes sociais, distanciando-se de uma perspectiva prescritiva e normativa frente a esse uso, mas mostrando-a como um elemento linguístico essencial para a interação nestes meios.
|
|