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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Oficina de leitura: uma preparação de alunos surdos para o vestibular da UERJ

Autores:
Gabrielli Afonso Serafim (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos) ; Vanessa dos Santos Galvão Noronha (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos)

Resumo:

Neste trabalho ressaltamos a importância do ensino de Literatura Brasileira ao discente surdo, através da reflexão feita em Quadros e Shmiedt (2006) que destaca a importância da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, uma vez que estão inseridos em um país em que a língua oficial é a Portuguesa, a fim de garantir o exercício da cidadania desse alunado e que ele consiga uma vaga em uma universidade pública. O trabalho em questão foi desenvolvido como proposta avaliadora dentro da disciplina “Ensino de leitura em língua portuguesa como L2” do curso de pós-graduação Lato sensu, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), que visava o desenvolvimento de propostas leitoras na educação de alunos surdos, tendo o Português como segunda língua. Diante disso, foi pensada uma oficina de estudos literários voltada para a preparação de alunos do segundo ano do Ensino Médio, para o vestibular, tendo como base os livros sugeridos para as provas de vestibular da UERJ 2018 e 2019. Objetiva-se que através dessa oficina o aluno desenvolva a leitura em Língua Portuguesa e, consequentemente, prepare-se para as provas de vestibular que realizarão no último ano do Ensino Médio. Assim, ele promoverá práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa a partir de técnicas de leitura em L2 e de metodologias e estratégias adequadas voltadas para as especificidades linguísticas do surdo, partindo do Sociointeracionismo, proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que leva o aluno a pensar sobre a linguagem para poder compreendê-la e utilizá-la apropriadamente às situações e aos propósitos definidos. No momento, o trabalho é apenas um pré-projeto de pesquisa, mas pretendemos transformá-lo em um projeto sólido e que futuramente venha a ser um curso de extensão para alunos surdos, tanto na preparação para o vestibular, quanto para o conhecimento e desenvolvimento de estudos no campo literário.