A RELEVÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR | Autores: Sandra Vaz de Lima (UENP - UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ) |
Resumo: O presente trabalho aborda questões relacionadas com leitura a partir do gênero textual história em quadrinhos, trazendo reflexões sobre a prática de leitura, que na grande maioria não se efetiva de forma significativa e não faz parte do cotidiano dos educandos. A pesquisa tem o intuito de investigar como este gênero pode despertar o interesse pela leitura, por meio de fatos da atualidade, com senso crítico e determinação sócio discursiva interacionista, bem como identificar como as HQs, com as diferentes linguagens que as compõem, colaboram para a formação do aluno leitor, reconhecer o papel da escola em promover o intercâmbio entre o aluno e a leitura, e apontar novas possibilidades de utilização das HQs no âmbito educacional, considerando diversas vozes e contextos socioculturais na escola. Com bases teóricas em Cândido (1995), Cosson (2009), Coracini (2003), Freire (1989), Eisner(1989), Kleiman (1996), Mcloud (1995), Ramos (1997), Vergueiro (2004). A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, Gil (1999), seguirá as fases básicas da pesquisa-ação Thiollent (2007): 1) Exploratória: desenvolver, esclarecer conceitos, ideias sobre a utilização das histórias em quadrinhos na formação do aluno-leitor. 2) Levantamento de dados: pesquisa bibliográfica sobre as histórias em quadrinhos. 3) Ação: intervenção pedagógica com o 9º Ano do ensino fundamental. 4) Avaliação: análise dos dados. O projeto de intervenção será realizado com a turma do 9º Ano, no Colégio Estadual Jardim Alegre, município de Telêmaco Borba – Paraná, com a metodologia do método criativo proposto por Bordini e Aguiar (1989), com associação das HQs como um meio de apropriação e transformação da realidade, gerando prazer e conhecimento de forma não exclusiva. Espera-se que os alunos desenvolvam hábitos de leitura de maneira significativa, com novas oportunidades para aprofundar saberes sobre o mundo, de forma a atuar ativamente na sociedade como um cidadão participativo.
Agência de fomento: PROFLETRAS |
|