Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


BIOGRAFIA E COMENTÁRIOS DE FACEBOOK – PROJETO DE LETRAMENTO ARTICULADO ÀS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Autores:
Tatiane Patricia Teixeira Jordão (UENP - UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANA)

Resumo:

A comunicação BIOGRAFIA E COMENTÁRIOS DE FACEBOOK – PROJETO DE LETRAMENTO ARTICULADO ÀS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, objetiva apresentar o projeto de letramento elaborado para o PROFLETRAS como uma proposta didática dos gêneros “biografia” e “comentários do facebook”. Tendo como metodologia a articulação dos projetos de letramento apresentados por Kleiman com a metodologia das sequências didáticas de gêneros, criada pelo Grupo de Genebra. Como pano de fundo temático, o trabalho de intervenção didática aborda o letramento digital, a partir da inserção do universo dos youtubers, tema muito em voga no contexto das crianças e jovens da contemporaneidade. O projeto de letramento foi desenvolvido em uma turma do 4º ano da Escola Municipal Professor Guilherme Butler – município de Curitiba – pela pesquisadora, que também é a regente da turma. Como ferramenta de coleta de dados foram utilizados os diários de classe da pesquisadora e atividades e textos dos alunos. Como divulgação dos dados serão omitidas as identificações dos alunos e da escola. Como contribuição da pesquisa apresentada, espera-se demonstrar resultados que indiquem como um projeto de letramento articulado a uma sequência didática contribui para transformar essas metodologias em ferramentas funcionais para o ensino da escrita, mesmo nas séries iniciais.

 

Palavras-chave: Projeto de letramento. Sequência didática de gêneros. Letramento Digital

 


Agência de fomento:
PROFLETRAS