ISTO E AQUILO: POESIA DE CECÍLIA MEIRELES E FORMAÇÃO DO LEITOR EM SALA DE AULA | Autores: Jaildes Amanda Goncalves de Deus (PPGEEB CEPAE UFG - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA) |
Resumo: A leitura literária é um instrumento essencial à vida do homem, sendo que a sua prática possibilita a ampliação do conhecimento de mundo e o acesso às formas de comunicação necessárias à vida em sociedade. Deve, por isso, iniciar-se desde a educação infantil. O presente trabalho centra-se na leitura do texto poético, quase sempre pouco frequentado nas salas de aula, via de regra, por uma resistência do próprio professor de franquear ao aluno o contato com os desafios requeridos pela poesia. Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura de poesia e formar leitores críticos e criativos, o corpus de análise deste trabalho serão os poemas da obra Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Considerada uma obra da literatura infantil, o desafio será mostrar que, conforme propõe Ricardo Azevedo, ao questionar a divisão de obras em faixas etárias, adultos e crianças apresentam algumas diferenças e muitas semelhanças estruturais, pois todos têm sentimentos, são mortais, sexuados, sentem fome, prazer, dor física, medo, sonham, confundem realidade e fantasia. Desse modo, será apresentada uma experiência de leitura da referida obra com alunos de sexto ano (alunos à beira da adolescência, portanto) do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os resultados apontam para o aguçamento do interesse pela poesia, a efetividade da apreensão dos sentidos do texto e a consequente potencialização da compreensão leitora.
|
|