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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PERIFERIA EM CENA: ESTUDO DE OBRAS LETERÁRIAS PERIFÉRICAS, PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO SOCIOCULTURAL

Autores:
Daiana Silva dos Santos (UNEB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA)

Resumo:

Sabedores que o novo cenário educacional grita pela presença do gênero literário como grande protagonista nas aulas de Língua Portuguesa é que este projeto coloca-o no palco, sob os holofotes, discutindo suas bases e aplicabilidade no ensino mediante um processo de reconhecimento, identificação e significados a partir da Literatura Periférica/Marginal, originária de um cenário de conflitos e resistência, interpretando a voz do povo excluído e rejeitado (mulheres, negros e negras, pobres, periféricos). Desta forma, objetivo discutir o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e intervenção pedagógica baseada no hábito da leitura literária e reflexão do papel social do indivíduo, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental I. Para tal, partimos dos conceitos de RANGEL (2010) no que tange a cidadania, bem como os conceitos de COSSON (2010) que evidencia a importância da literatura na formação do humano. A metodologia adotada é da pesquisa participante por meio da construção e execução de uma proposta de intervenção pedagógica, que foi aplicada através de um projeto dividido em 10 oficinas temáticas tratando das questões trazidas no bojo da escrita literária periférica (violência, drogas, mulher, negro, periferia), atreladas a músicas pertencentes ao cantor do pagode baiano, Igor Kannário, artista muito reverenciado pela comunidade em que o projeto foi aplicado. Com base nos dados obtidos pudemos verificar que como a temática era interessante para os discentes estes demonstraram motivação e reflexão crítica. Também foi constatado que as reivindicações e protestos dos alunos eram grandes, porém precisavam ser direcionados para a luta por garantias de direitos, o que de forma poética conseguimos construir ao longo do projeto.

Palavras-chave: leitura, literatura periférica, cidadania.