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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


“Histórias de um Guarani”: o processo de produção de um livro infanto-juvenil trilíngue em perspectiva de co-labor

Autores:
Letícia Fraga (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Ligia Paula Couto (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo:

O objetivo deste texto é discutir o processo de produção de um livro infanto-juvenil trilíngue (Guarani Mbya, português e espanhol), trabalho este que foi desenvolvido junto a uma comunidade Guarani Mbya situada no estado do Paraná. No que diz respeito à questão da ética na pesquisa com comunidades indígenas, seguimos o posicionamento de Silva e Grubts (2006). Já a fundamentação teórica se sustenta em uma perspectiva decolonial (QUIJANO, 2000; MIGNOLO, 2006, 2008; WALSH, 2006; MALDONADO-TORREZ, 2007) e a metodologia adotada foi a do co-labor, tal como proposta por Leyva e Speed (2008). A partir do referencial e metodologia adotados, selecionamos, de um total de 35, um conjunto de 25 histórias escritas em Guarani Mbya e português pelo Guarani Nelson Florentino ao longo de um período de quase 15 anos, no contexto de três Seminários de Produção de Literatura Indígena, patrocinado pela FUNAI e pelo SIL. Após a digitação do material até então bilíngue, considerando o fato de que o território Guarani se estende entre os Estados brasileiro, argentino, paraguaio e boliviano, iniciamos o trabalho de tradução para a língua espanhola juntamente com alunos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID Espanhol/UEPG) e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEPG, sob nossa coordenação. Somente ao fim desta etapa concebemos, junto ao autor, o projeto gráfico do livro (capa, ilustração, diagramação etc.). Com o trabalho finalizado, concluímos que o exercício de produzir obras como esta, a partir desta metodologia, possibilita que, ao entrar em contato com conhecimentos, narrativas e modos de ser e viver que fogem ao modelo eurocêntrico, é possível fazer chegar às escolas materiais que problematizem o currículo, especialmente no que diz respeito às concepções de literatura e língua vigentes.