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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REFLEXÕES SOBRE A PREPARAÇÃO PARA O CELPE-BRAS

Autores:
Pâmela Andrade Lima (UFRR - Universidade Federal de Roraima)

Resumo:

A presente comunicação tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de Português para Estrangeiros que possuem o propósito de aprovação no Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). Para isso, discutimos as exigências do exame (DELL’ISOLA, 2000; 2003; SCHOFFEN  et al, 2018) aliadas à proposta comunicativa de ensino do português como língua estrangeira, a partir dos estudos de Hymes (1971), Canale e Swain (1980) e Almeida Filho (1992; 1998; 2015). A pesquisa desenvolve-se a partir de nossas experiências em sala de aula. Nos últimos sete anos tivemos a oportunidade de auxiliar a preparação de cerca de cento e cinquenta alunos, nesse período surgiram inquietações, reflexões e replanejamento. Diante disso, apontamos que a preparação do examinando para a aprovação no exame Celpe-Bras deve contemplar diversas competências e habilidades. Por isso, defendemos que além do ensino específico da língua portuguesa e cultura brasileira, é preciso trabalhar tópicos diversos em sala de aula, fazendo uma preparação específica a partir da observação das tarefas do exame Celpe-bras, o qual contempla, por exemplo, temáticas, propósitos e esferas de atuação diferenciados. Nessa perspectiva de preparação, cremos que o aluno poderá alcançar um maior desenvolvimento de suas competências e habilidades comunicativas, atingindo, assim, um melhor resultado no exame Celpe-Bras.