Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Jamille Carvalho Rocha (UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:

A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Jamille Carvalho ROCHA[1]

 

 

Resumo

 

As redes sociais proporcionam diversas relações discursivas e sociais entre os seus integrantes e fazem parte da vivência da maioria dos alunos da educação básica, em especial o Facebook, que é um ambiente bastante utilizado por eles. À vista disso, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições que a referida rede social pode possibilitar ao professor de Língua Portuguesa no desenvolvimento das suas aulas e na efetiva aprendizagem dos conteúdos ensinados aos alunos. Com o intuito de alcançar os objetivos mencionados, foi feita uma pesquisa bibliográfica como recurso metodológico, além de uma experiência realizada numa escola da Prefeitura de Fortaleza com uma turma de 9º ano. Os fundamentos teóricos de autores como BAKHTIN (2006, 2010), LÉVY (1998) e PRIMO (2003) foram de grande importância para a elaboração desta pesquisa. A partir do que foi estudado, observa-se que os alunos manifestam um grande interesse nas atividades propostas pelo professor para serem realizadas no Facebook, interagindo mais ativamente com a turma e desenvolvendo uma aprendizagem colaborativa e cooperativa. Conclui-se que o Facebook é ótima ferramenta de ensino para ser empregada nas aulas de Língua Portuguesa, visto que propicia a ampliação e diversificação dos conhecimentos dos alunos e oferece numerosos recursos que podem auxiliá-los no processo de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Ensino. Facebook. Língua Portuguesa.

 

 

[1] Mestranda em Letras do Mestrado Profissional em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Profa. de Língua Portuguesa da Prefeitura de Fortaleza. E-mail: jamille.uab@gmail.com