A Ressemiotização de Obras Literárias na Educação Básica | Autores: Fernando Fidelix Nunes (SEEDF - Secretaria de Educação do Distrito Federal) |
Resumo: Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003, 2006, 2008[1992]) e da Semiótica Social (Van LEEUWEN, 2005, 2006, 2011) este trabalho objetiva investigar como o processo de ressemiotização (IEDEMA, 2003) pode ser empregado em sequências didáticas (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) no trabalho com obras literárias canônicas no âmbito da educação básica. Além da leitura de obras literárias canônicas e da classificação historiográfica de autores clássicos, defendo que a ressemiotização de obras literárias que estejam em domínio público pode ser um meio eficiente para se aplicar a Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012, 2013). Dessa forma, os alunos serão orientados a: ilustrar partes diversas da obra literária; montar um glossário com as palavras mais rebuscadas do texto; selecionar diversas tipografias que tornem a leitura fluida, ajudem a identificar cada parte do texto e auxiliem na constituição de sentidos da obra; criar um layout original da obra que a torne atraente aos leitores contemporâneos; e apresentar links importantes que ajudem as pessoas a acesso a informações relevantes sobre a obra literária ressemiotizada. Por fim, os alunos divulgarão a obra literária ressemiotizada nas redes sociais e no blog da escola. Os resultados parciais da pesquisa demonstraram que os alunos estão desenvolvendo a capacidade de produzir textos multimodais em grupo utilizando recursos oriundos das novas tecnologias da informação.
|
|