Poster
| DIÁLOGOS SOBRE O LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA | Autores: Rossilene Brasil Muniz (UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE) |
Resumo: O presente trabalho trata do projeto de extensão sobre uma ação reflexiva interventiva por meio de ciclos de diálogos com o tema letramento envolvendo professores da UFAC e da rede básica de ensino, estudantes, comunidade acadêmica e em geral interessados na temática. Os objetivos consistem, dentre outros, em promover um diálogo permanente e interativo entre os profissionais da UFAC e os da realidade escolar sobre o letramento; refletir sobre as concepções e práticas pedagógicas existentes relativas ao letramento na UFAC e na realidade escolar; fomentar e instrumentalizar os professores para a mudança de atitude e práticas pedagógicas no sentido de vir a constituir uma política de vivência do letramento na realidade educacional; potencializar o estudo, ensino, pesquisa e extensão envolvendo toda a comunidade acadêmica e em geral sobre o letramento. A metodologia ocorre por meio dos ciclos de diálogos sobre o letramento, destacando os seus pressupostos, pelos ministrantes e participantes, especificamente quanto aos aspectos teóricos, técnicos, didáticos, metodológicos, investigativos e de práticas pedagógicas realizadas no contexto universitário e escolar da educação básica. O referencial teórico centra-se, dentre outros, na análise e reflexão sobre o letramento e o ensino da língua portuguesa na perspectiva de Freire (1987), Geraldi (1984), Kleiman (1989), Orlandi (1996), Soares (2002), Pinto (2018) e Tfouni (1995). Dos diálogos resultam a elaboração de projetos de ensino que vislumbrem o desenvolvimento do letramento nos seus profissionais, estudantes e cidadãos da comunidade no âmbito de suas escolas e/ou instituição na qual exerçam a docência. Assim, propõe-se instituir uma reflexão continuada sobre o letramento para as práticas sociais de tal sorte que transforme o pensar e o agir dos cidadãos.
|
|