A INSERÇÃO DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS INDIVÍDUOS NOS ANOS INICIAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA | Autores: Pâmela Natalia Pinheiro Baptista (UERJ - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO) |
Resumo: Esta comunicação tem como propósito discutir a inserção da Avaliação como prática mediadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa. Para desenvolver essa pesquisa, utilizou-se de referências bibliográficas com coleta de informações em artigos e livros. Essa investigação tem como objetivo geral sugerir formas de mediação na avaliação de crianças nos anos iniciais, fazendo um paralelo entre diferentes formas de avaliar. Além disso, os objetivos específicos são mostrar as dificuldades enfrentadas pelos docentes ao lecionarem neste segmento e perceberem as necessidades do educando no momento em que ocorre a avaliação, sendo na escola ou fora dela. A metodologia utilizada dirige-se a uma revisão qualitativa bibliográfica através da certificação e comparação de textos de livros e artigos que apontam para o olhar atencioso a cerca da avaliação. Avaliar, portanto não é apenas dar notas, e sim perceber o desenvolvimento cognitivo do educando em todos os aspectos de sua aprendizagem. E aos professores, cabe criar seus próprios critérios para quantificar o rendimento escolar, respeitando as necessidades de cada discente no seu processo de avaliação em Língua Portuguesa. A dimensão construtivista pressupõe a participação do aluno no ambiente transformador e o papel da escola é contribuir para sua formação cidadã, intelectual e construtiva perante o mundo, pois a participação do professor nas fases de desenvolvimento é fundamental para o avanço no processo de ensino-aprendizagem.
|
|