Multiletramentos na formação do acadêmico de Letras | Autores: Marta Helena Cocco (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO) ; Isaías Munis Batista (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO) |
Resumo: RESUMO: Neste trabalho apresentamos um projeto de letramento acadêmico em desenvolvimento no curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Tangará da Serra. O projeto surgiu da constatação de que uma percentagem significativa de acadêmicos inicia o curso sem condições de acompanhar as propostas curriculares do Projeto Político Pedagógico, por não terem desenvolvido determinadas aptidões e constituído um repertório razoável de leituras durante a educação básica. Baseia-se na prioridade de desenvolvimento de habilidades e competências em detrimento da tradicional formação por aprendizagem de conteúdos. Assim, o objetivo desta apresentação é demonstrar as etapas do projeto e como foram desenvolvidos os multiletramentos em língua portuguesa, literatura e outras artes e em tecnologias digitais, a fim de discuti-lo com pesquisadores de outras IES para aprimorá-lo com críticas, sugestões e ou adaptações. O trabalho foi norteado pelo conceito de letramento apresentado por Magda Soares, pela abordagem dialógica e interacionista de língua de Bakhtin e pela perspectiva de ensino de literatura preconizada pela Estética da Recepção, entre outros caminhos teóricos voltados à melhoria da qualidade da formação docente. O projeto está em seu primeiro ano de implantação e serão apresentados, também, os diagnósticos iniciais de avaliação de produção de leitura e de escrita de vários gêneros discursivos (e não apenas dos denominados acadêmicos), de avaliação do manuseio de algumas ferramentas digitais, e os planos de intervenção com estratégias diversificadas, conforme o desempenho individual dos acadêmicos.
|
|