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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Ciclo de Ensino e Aprendizagem na Escola e Estórias Escritas: Um Estudo de Problemas Fono-Ortográficos

Autores:
Viviane Maria da Silva (UPE - Universidade de Pernambuco)

Resumo:

Esta pesquisa insere-se nos estudos realizados pelo Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE), cujo escopo de investigação é o uso da língua em contextos escolares e sua relação com a funcionalidade de diferentes gêneros textuais. Seu objetivo é contribuir para o ensino de Língua Portuguesa na escola, levando em consideração a leitura e a produção de textos no 7º ano do Ensino Fundamental, focando na aplicação de uma proposta didática – Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) – baseada na leitura, na escrita do gênero e nos problemas fono-ortográficos utilizados em narrativas escritas na escola. Tendo como arcabouço teórico a Linguística Sistêmico-Funcional proposta por Halliday (1994), o Ciclo de Ensino e Aprendizagem Rothery, (1994,1996) e Rose e Martin (2012); a Sociolinguística e a Fonologia, especialmente os processos fonológicos. O corpus constitui-se de trinta textos produzidos por estudantes durante um Ciclo de Ensino e Aprendizagem. Identificamos e analisamos nesses textos os problemas fono-ortográficos motivados por processos fonológicos e pela organização do sistema de escrita. Este trabalho traz uma contribuição para os estudos da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, uma vez que demonstra que o contato com textos escritos não é o suficiente para diminuir dificuldades relativas à escrita convencional, entretanto é fundamental para o seu aperfeiçoamento e melhoria nas escolhas realizadas pelos aprendizes, desde que associado a atividades reflexivas de escrita e reescrita com orientações pontuais.Os resultados revelam que a variação dialetal materializada pelos processos fonológicos é a principal influência nas escolhas gráficas em desacordo com a norma padrão e que a associação entre atividades de leitura, escrita/reescrita e reflexão sobre a língua, sincronizadas em um CEA, contribuem significativamente para o aperfeiçoamento das habilidades de escrita mais próximas da norma de maior prestígio e promovem a reflexão sobre a língua.

 


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