Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


De S.O.S a Diga trinta e três… em português! Cinco décadas de produção brasileira de material didático para o ensino de português para fins específicos

Autores:
Patricia Maria Campos de Almeida (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Andrea Lima Belfort Duarte (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo:

A elaboração de uma cronologia sobre obras didáticas para ensino de português como língua estrangeira (PLE) se constitui em uma atividade de caráter dinâmico, na medida em que ela deve ser revista regularmente, a fim de permitir sua reconstrução toda vez que uma nova obra é disponibilizada no mercado em formato impresso ou digital ou a cada descoberta envolvendo uma obra didática ainda não referenciada na literatura da área. Desse modo, este estudo, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Português do Brasil para Estrangeiros: estudos e depoimentos sobre o processo de constituição e consolidação da área, teve como primeiro objetivo revisitar tanto a cronologia elaborada por Almeida e Júdice (2016) para materiais didáticos de PLE produzidos no Brasil quanto a pesquisa de Belfort Duarte (2009), com vistas a propor a sua ampliação, considerando novas publicações e achados que se inscrevem na categoria de materiais didáticos para fins específicos.  Foram analisados materiais didáticos publicados no Brasil entre os anos 1970 e 2018, cobrindo, portanto, cinco décadas de produção brasileira. O estudo, fundamentado em uma perspectiva historiográfica (Koerner, 1995; Swiggers, 1998) e considerando o contexto de produção e as possíveis forças socio-político-econômicas intervenientes, buscou recuperar, a partir da análise do conteúdo das obras e das palavras dos autores investigados, dados que nos auxiliaram a compreender a visão de língua que vigorava nas diferentes épocas em que os materiais foram publicados e também o que se entendia como primordial no ensino de PLE.