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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O aluno do Ensino Fundamental II e a descoberta das coisas do mundo através da escrita

Autores:
Betina Rubin da Silva (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Este trabalho tem o objetivo de aplicar a metodologia de escrita – qualidades discursivas – criada por Paulo Guedes no Ensino Fundamental II. A razão do desenvolvimento desta pesquisa, que é projeto de doutorado, está centrada no fato de que os alunos de 6º a 9º anos aprendem a escrever a partir de gêneros textuais, dando enfoque a estrutura, em primeiro lugar, e depois entendendo como este texto tem ação social. O que deveria acontecer, no entanto, é o aluno, ao produzir suas próprias histórias, descobrir-se como sujeito linguístico, ou seja, entender que o escritor escreve para alguém, e que este movimento deve transformar-constituir tanto escritor quanto leitor. Para tanto, pretende-se trabalhar a metodologia de forma a desenvolver a habilidade da escrita nos alunos do Ensino Fundamental II, a começar pelos textos narrativos, descritivos e dissertativos. A construção destes textos se dará a partir das qualidades discursivas de Guedes (2009) – unidade temática, objetividade, concretude e questionamento. Também é importante ressaltar, que fará parte deste trabalho, tendo especial destaque, a leitura pública, ou seja, todo texto que os alunos produzirem será lido para o grupo em voz alta e discutido, visando o entendimento deste escritor e dos seus leitores-ouvintes sobre como o texto está em constante construção, sobre como as qualidades discursivas se fazem presentes no texto e porque a presença destas é importante na constituição da escrita. Os resultados pretendidos são, além da transformação da habilidade de escrita em competência, que o aluno se descubra sujeito diante das coisas do mundo, olhando para elas com estranhamento, considerando os múltiplos olhares diante de um mesmo objeto.