Poster
| Estratégias de Leitura | Autores: Martina Luiza de Moura Silva (UPE - Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte) ; Cícera Cordeiro (UPE - Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte) |
Resumo: O presente artigo descreve as atividades e algumas experiências vivenciadas pelos estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar situada na cidade de João Alfredo. Utilizamos como base os livros: Letramento Literário de Rildo Cosson e Literatura Infantil e Formação de Leitores: Estratégias de Leitura, dos autores: Renata Junqueira de Souza e Hélder Pinheiro. Para as leituras utilizamos oito livros de literatura infantil da autora Ruth Rocha em momentos de práticas pedagógicas diferentes das que são utilizadas com frequência, como: um piquenique literário realizado no jardim da escola e apresentações dos livros em vídeos para o desenvolvimento dos conhecimentos prévios e dos interesses, pois as imagens dão mais significado quando se trata de crianças, constituindo assim uma literatura não enfadonha. Os resultados obtidos são notados no dia a dia dos estudantes nas salas de aula. Além disso, eles conseguiram fazer da leitura um vínculo prazeroso entre a escola e a família, podendo levar os livros para casa para apresentar aos familiares e principalmente por terem o contato direto podendo manuseá-los. Tornou-se notório que as atividades desenvolvidas foram de suma importância para a formação de leitores, para o avanço na escrita ao realizarem recontos das histórias, na oralidade com apresentações teatrais e na produção de artes visuais, pois é por meio das ilustrações sejam elas acompanhadas ou não de textos que as crianças sentem a necessidade de descobrir o desfecho da história. Nesse sentido, os trabalhos realizados contribuíram nos processos psíquicos e das personalidades dos estudantes.
|
|