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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Léxico-cultura: uma proposta de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa Brasileira

Autores:
Lúcia Helena Ferreira Lopes (FTM - FACULDADE TRIÂNGULO MINEIRO)

Resumo:

O propósito desta comunicação é discutir aspectos teórico-metodológicos referentes ao processo ensino-aprendizagem do léxico na sua indissociável e interdependente correlação com a cultura. Para tanto, selecionou-se como objeto de estudo o Dicionário Popular da Língua Belo-Horizontina (DPLBH), material publicado sob a forma de homenagem do Aeroporto Internacional de BH aos 120 anos de aniversário da capital mineira, em 2017. Os postulados teóricos básicos assentam-se em estudos de Morin (2002), Biderman (2001) e Turazza (2002, 2006). Segundo Morin (2002), a cultura é responsável pela manutenção da identidade humana, singular na pluralidade e plural na singularidade. Essa cultura se desvela em língua, de acordo com Biderman (2001), sob a forma das ‘unidades lexicais’, que compõem o ‘tesouro dos signos linguísticos’, posto que comporta toda a experiência acumulada de um povo ao longo do tempo e, sendo assim, constitui o acervo de sua cultura, herdada e compartilhada socialmente por meios das interações humanas. Afirma Turazza (2002, 2006), que, em situação de uso, as unidades lexicais estão sempre inseridas nos quadros dos processos de discursivização, continuamente ressemantizadas e institucionalizadas quando aceitas pelos falantes. É nesse e por esse contexto teórico que se buscou compreender o processo de construção das definições dos verbetes bem como os seus sentidos, registrados no DPLBH, em contraponto com aqueles desses mesmos verbetes, registrados em dicionários da Língua Portuguesa Brasileira. Os resultados preliminares apontam para rupturas e permanências inscritas na dinâmica da desconstrução dos sentidos sedimentados nos dicionários de língua e na reconstrução-ressemantização-reinterpretação-recontextualização de outros/novos sentidos pelos quadros discursivos e pela função sócio-interativa-comunicativa do DPLBH. Esses outros/novos sentidos colocam em relevo matizes singulares dos modos de ser e de proceder do cidadão belo-horizontino, inscritos na singular/plural mineiridade, inscrita na singular/plural identidade cultural brasileira.