CONHECIMENTOS (SÓCIO)LINGUÍSTICOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PROFLETRAS DO TRIÂNGULO MINEIRO | Autores: Juliana Bertucci Barbosa (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Talita de Cássia Marine (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) |
Resumo: Um dos maiores desafios da escola ainda é aliar o ensino de gramática às contribuições das teorias linguísticas ao ensino de língua portuguesa, proporcionando condições para que o aluno (re)conheça diferentes variedades da língua, ao mesmo tempo que tenha acesso e oportunidade de usar de maneira reflexiva e competente as variedades de prestígio, tanto em contextos de escrita, quanto de fala. Uma ação recente, no Brasil, que busca capacitar professores de português da rede pública de Ensino Fundamental foi a criação do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), em 2013, oferecido em rede, em 49 instituições do ensino superior. Tal programa tem como objetivo principal, a formação continuada desses professores, os quais desenvolvem uma pesquisa-ação ao longo do curso. Assim, partindo desse cenário, neste trabalho visamos: (a) apontar contribuições, na visão dos alunos do Profletras (Turmas de 2013 a 2018) de duas universidades federais do Triângulo Mineiro (UFTM e UFU), acerca das disciplinas obrigatórias que focalizam diretamente o ensino de fenômenos gramaticais (“Fonologia, Variação e Ensino” e “Gramática, Variação e Ensino”); (b) fazer um levantamento dos trabalhos defendidos no Profletras dessas universidades que envolveram o ensino de gramática. Para a descrição das contribuições dessas disciplinas, realizamos uma análise de conteúdo das respostas obtidas via questionário google forms; para o levantamento dos trabalhos defendidos nas duas universidades, fizemos uma análise quantitativa e qualitativa dos dados. Por fim, apresentaremos alguns resultados de pesquisas já concluídas, materializados por meio de materiais didáticos, contemplando, por exemplo, o ensino dos pronomes demonstrativos e da concordância verbal à luz da Pedagogia da Variação Linguística. Com isso, buscamos refletir e subsidiar o planejamento de ações de conscientização linguística e formação continuada de professores da Educação Básica, além de compartilhar algumas propostas didáticas mais sensíveis às contribuições da (Sócio)linguística ao ensino de língua portuguesa. (Agência de fomento: CNPq)
Agência de fomento: CNPq |
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