Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


RELAÇÕES DE SIGNIFICADOS ATRAVÉS DOS DÊITICOS: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS COGNITIVOS NA COMPREENSÃO DE TEXTOS NARRATIVOS

Autores:
Fernanda Gonçalves de Laia (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Resumo:

Neste trabalho, investigamos os processos cognitivos realizados por alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual do Rio de Janeiro, tendo a dêixis como mecanismo linguístico na correspondência entre personagens, espaço e tempo, na compreensão de textos narrativos. Para tanto, nosso trabalho está fundamentado nas teorias sobre dêixis propostas por Benveniste (1995), Levinson (2007) e Rapapport et al (1994), e na análise cognitivista de Gerhardt (2010 e 2015) e de Kleiman (2002 e 2013). Consideramos que a dêixis desempenha um importante papel para a compreensão do texto narrativo, uma vez que está ligada ao processo mental pelo qual articulamos os eventos enunciativos, estabelecendo relações com os elementos que constroem a história como o QUEM, o AQUI e o AGORA. Como metodologia, adotamos a abordagem qualitativa, por meio da qual elaboramos atividades com os níveis de leitura propostos por Applegate et al (2002) para analisar as relações de significado dos elementos dêiticos como mecanismos linguísticos e para investigar a complexidade dos processos cognitivos dos alunos. Dessa forma, as atividades desenvolvidas foram utilizadas para a construção de dados que, por meio da análise, evidenciaram a importância dos dêiticos como mecanismos linguísticos na identificação do locutor, do espaço e do tempo em textos narrativos, e a importância de atividades que estimulem o desenvolvimento de diferentes níveis de leitura, permitindo que o aluno reflita sobre o próprio aprendizado e seja capaz de compreender o texto.


Agência de fomento:
Capes