Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A memória na cultura confucionista, estratégia na aprendizagem do português por alunos chineses?

Autores:
Zhang Jing (UM - Universidade de Macau)

Resumo:

A memória na cultura confucionista, estratégia

na aprendizagem do português por alunos chineses?

 

 

As estratégias de aprendizagem estão intimamente relacionadas com as representações/imagens dos aprendentes e os contextos culturais em que os mesmos se encontram. Nesta perspetiva, conceitua-se que o Confucionismo influencia a aprendizagem dos alunos chineses, que costumam recorrer à memória duma forma específica tipo chinês. E esta é uma estratégia de aprendizagem comumente considerada passiva em que os alunos aprendem sem saber do que se trata. O presente estudo pretende explorar a relação entre a estratégia de memória do tipo chinês que os alunos chineses tendem a usar para aprender vocabulário português e o seu impacto na aprendizagem.

Em primeiro lugar, é discutida a interligação entre a cultura Confucionista e as estratégias de aprendizagem dos chineses. A metodologia usada no trabalho é o inquérito por questionário baseado nos estudos de Oxford (1990) e de Gu & Johnson (1996), aplicado a um grupo de alunos chineses de português; a finalidade foi compreender as perceções/representações do público-aprendente chinês sobre as estratégias de memória e as suas estratégias de memória preferidas na aprendizagem de vocabulário. Os mesmos alunos também fizeram um teste ligado ao vocabulário português com a finalidade de se verificar se existia uma correlação significativa entre as perceções/representações e o sucesso nos resultados avaliativos.

Os resultados deste estudo pretendem revelar a relação entre aspetos específicos da cultura confucionista (como a representação de memória) e a aprendizagem do português por aprendentes chineses.