Escrita de gêneros acadêmicos na formação inicial docente: um estudo sobre a produção da monografia | Autores: Laura Silveira Botelho (UFSJ - Universidade de São João del Rei) |
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é investigar a natureza das dificuldades apresentadas por alunos em formação inicial docente em um curso de Pedagogia, no processo de escrita do gênero monografia, tido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como objetivos específicos, temos: a) identificar as dimensões escondidas do processo de construção da monografia; b) discutir as relações de poder presentes na escrita desse gênero em uma dada comunidade discursiva. Para cumprir esses objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa interpretativista de cunho etnográfico (ERICKSON, 2003; ANDRÉ, 2008). O embasamento teórico apoia-se nos pressupostos do grupo de Novos Estudos de Letramentos (STREET, 2003, 2007, 2010; LILLIS e SCOTT, 2008, LEA e STREET, 2010), fundamentalmente nos conceitos de letramentos acadêmicos, dimensões escondidas na escrita de gêneros, relações de poder na academia. Também, adotamos o viés dialógico de linguagem de Bakhtin (2010) ao defendermos a relevância da dimensão social do gênero e reconhecermos a necessidade de uma atitude responsiva ativa em práticas de escrita. O Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2010), por meio de sua vertente didática (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004), contribui com a compreensão do processo de ensino-aprendizagem da escrita da monografia. Com a análise de dados, coletados através de gravação em áudio, durante um semestre, em aulas de TCC, buscamos encontrar categorias que mapeiem as dificuldades dos alunos em relação ao gênero pesquisado. Além disso, entrevistamos alunos e professores de modo a triangular melhor os dados. Os resultados indicam que as dificuldades na construção da monografia estão mais relacionadas aos aspectos sociodiscursivos (por exemplo, falta de familiaridade com o gênero, falta de apropriação de elementos relativos à pesquisa, relações de poder na Academia) do que propriamente linguísticos e textuais (como questões formais e arquitetura geral do texto). |