Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A IMAGEM SOBRE ESCRITA PRODUZIDA POR DOCENTES DE FORMAÇÕES DIVERSAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

Autores:
Pedro Augusto Pereira Brito (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo:

O ponto de partida desse trabalho é o pressuposto de que em todos os cursos de graduação, situados em qualquer área do conhecimento, os docentes desenvolvem um trabalho com a escrita, seja em suas propostas de atividades e trabalhos ou no processo de avaliação, por exemplo. Diante disso, elegemos como locus os cursos de graduação diferentes de Letras e, como sujeitos da pesquisa, professores com formações variadas e que atuam nesses cursos, tendo em vista a escassa produção científica da Linguística Aplicada sobre esse contexto. Diante desse cenário, nesta comunicação, fruto de nossa pesquisa de doutoramento em fase inicial, objetivamos apresentar reflexões sobre a relação sujeito/linguagem focalizando a imagem que docentes de áreas diversas de formação produzem a respeito da escrita acadêmica. Fundamentamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos das chamadas teorias discursivas que incluem Bakhtin e seu círculo, Authier-Revuz, dentre outros, a fim de compreender os modos como os docentes constroem suas representações a respeito da produção escrita de seus alunos e as possíveis implicações dessas imagens para o campo do ensino da escrita nesse cenário. Propomos, também, uma metodologia de levantamento de dados ancorada no conceito da confissão, do filósofo Michel Foucault, para coletar as falas de alguns docentes que atuam em alguns cursos de graduação diferentes de Letras em uma instituição privada do interior do Estado do Paraná. Como resultados parciais, esperamos levantar as imagens que, analisadas de maneira discursiva, problematizem a relação entre sujeitos-docentes e a linguagem bem como suas propostas práticas para o ensino da escrita nesses variados contextos.