O item lexical entre(-) é utilizado em português, genericamente, com a mesma semântica de localização espacial herdada da preposição latina inter. No entanto, em português, entre(-) afigura-se como um item lexical que, quando acoplado a uma base lexical (colocando-se à esquerda da base), desenvolve outros sentidos, designadamente a gradação e a reciprocidade.
A comunicação aqui apresentada baseia-se na conceção teórica da linguagem de Jackendoff (2002), que defende a articulação estreita entre a estrutura formal e o significado da palavra, assente na interatividade das diferentes componentes da gramática, permitindo adotar a conceção da análise lexical como um domínio dinâmico, construído por componentes de estrutura diversa, o que confere aos itens lexicais uma capacidade geratriz responsável pelo carácter heterogéneo e plurifacetado da língua. Procuraremos, com base neste modelo teórico, apresentar o processo de variação e mudança do item lexical entre(-), sobretudo quando acoplado a uma base lexical.
Baseámo-nos num corpus com cerca de 250 vocábulos, extraído maioritariamente de fontes lexicográficas de diferentes épocas (do século XVIII até à atualidade) e também nas produções mais atuais, em bases de dados disponíveis on-line, em fontes da imprensa escrita e oral e em atos de fala informais de falantes oriundos dos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria.
O estudo do corpus recolhido evidencia que entre(-), quando acoplado a uma base lexical, ainda que denotando maioritariamente o sentido de localização espacial oriundo da preposição latina inter, desenvolveu, ao longo do tempo, outros sentidos, como a gradação e a reciprocidade. Esta variação semântica repercutir-se-á na própria classificação funcional e categorial deste item lexical. Efetivamente, entre(-) desenvolveu matizes semânticos que fizeram dele um elemento heterogéneo e plurifacetado no espólio vocabular da língua portuguesa, no que concerne à sua funcionalidade e categorização, o que lhe confere atualmente um papel de relevo na formação de palavras.