Multimodalidade e significação: discursos de empoderamento e resistência em propagandas de uma marca de cosméticos | Autores: Edna Silva Faria (UFG - Universidade Federal de Goiás) |
Resumo: Em um texto publicitário, o processo de significação constrói-se pela associação de elementos verbais e imagéticos que o compõem. Desse modo, a expressão de determinado conteúdo, locus do sentido, pode se dar por meio de planos de expressão de ordens diferentes. Empregando a metodologia de pesquisa bibliográfica e da análise de corpus, fundamentado na semiótica de linha francesa - nos trabalhos de Greimas (1973), Greimas e Fontanille (1993), Courtés (1976), e nos estudos empreendidos por Foucault (2010), Bakhtin (2009), Van-Dijk (2012; 2015) e Kress e Van Leeuwen (1996; 2000), este trabalho objetiva demonstrar o processo de construção discursiva em anúncios publicitários, apresentando o modo como se dá a construção de sentido nesses textos, a partir de uma seleção de elementos e de estruturas semânticas e dos elementos visuais na estrutura de composição. A construção de sentido ocorre num movimento que vai da imanência à aparência, elaborando um percurso gerativo, que é um percurso do conteúdo, por meio das projeções elaboradas nos enunciados. Nesse conjunto, o discurso é constituído e os mecanismos escolhidos produzem efeitos de sentido que, por sua vez, criam a ilusão de verdade. Nesse sentido, o discurso constrói a sua verdade e seus efeitos podem parecer verdadeiros ou falsos e dessa maneira são interpretados.
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