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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Reflexões em torno da BNCC e do ensino de argumentação na Educação Básica.

Autores:
Louriane Ribeiro Reis (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo:

Considerando o impacto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na prática pedagógica e os esforços de professores e pesquisadores no aprimoramento do ensino da argumentação na escola, este trabalho visa discutir as concepções de argumentação presente na BNCC a fim de pensar em possibilidades para o desenvolvimento da escrita de estudantes do ensino fundamental (anos finais). Com base em uma metodologia interpretativa e crítica, analisamos a versão final da BNCC, aprovada em 2017, selecionando os conceitos mobilizados no texto em torno do argumentação, bem como o entendimento dado à argumentação. Por assumimos a perspectiva retórica e dialógica, postulada por Plantin (2008), entendemos que a qualificação das práticas de linguagem requer a organização de atividades específicas em sala de aula, voltadas à participação em situações argumentativas. Os resultados preliminares desta reflexão apontam que a BNCC apresenta limitações teóricas acerca da argumentação, pois trata indiscriminadamente noções diferentes, apoiadas em bases variadas e, por vezes, excludentes, como o uso indistinto dos termos argumentação, argumentar, argumentos. Além disso, as orientações reunidas são simplificadas e não favorecem a ampliação e qualificação das práticas pedagógicas docentes que visam ao desenvolvimento de capacidades argumentativas que possibilitam novas aprendizagem e a construção de posicionamentos por partes dos estudantes.

 

 

 


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