PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LINGUAGEM: O TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO COM FOCO NOS LETRAMENTOS | Autores: Ady Canário de Souza Estevão (UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO) |
Resumo: Este trabalha busca analisar práticas discursivas de linguagem no trabalho com a leitura e escrita na Educação do Campo, com foco nos letramentos, com a utilização do gênero do discurso diário de leitura em práticas formativas universitárias, questionando como o diário de leitura contribui para a formação leitora de estudantes do campo? Em relação aos pressupostos teóricos, utilizar-se-á da fundamentação teórica a partir de autores da Análise do Discurso de orientação francesa com relação às práticas discursivas em Michel Pêcheux (1993), Michel Foucault(2004), dos estudos referentes aos gêneros do discurso em Mikhail Bakhtin (2003) e no tocante aos Estudos de (Multi) Letramentos e inclusão social em Roxane Rojo (2009, 2012, 2013), dentre outros autores que discutem a perspectiva da linguagem e da educação do campo. Inserida em uma perspectiva discursiva e qualitativa, far-se-á uso na construção de dados, do Diário de Leitura produzido durante as aulas e de um questionário com os estudantes dos componentes curriculares de Oficina de Leitura e Produção de Textos e de Análise e Expressão Textual ministrados no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Como resultados parciais, tem-se que o trabalho com a leitura apresenta-se desafiador, dado que os estudantes do campo chegam à universidade com diversas lacunas do processo de estudos na educação básica e que interferem na aprendizagem e inserção em (Multi) letramentos na academia, visualizando-se a importância da leitura e da escrita na escola, comunidades e movimentos sociais.
|
|