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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS: OS DISCURSOS DOS ESTUDANTES EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores:
Ady Canário de Souza Estevão (UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO)

Resumo:

Em uma perspectiva discursiva, este trabalho pretende apresentar e discutir a importância do letramento digital, com o uso das tecnologias no ensino e aprendizagem, inscrito em práticas formativas de estudantes do curso de graduação, do componente curricular Educação, Tecnologias e Aprendizagens da Licenciatura em Educação do Campo. Nesse sentido, utilizar-se-á dos pressupostos teóricos a partir de Michel Pêcheux (1993), Michel Foucault(2005), para a Análise do Discurso desses sujeitos inscritos em práticas discursivas com o uso do computador, bem como em autores que discutem os multiletramentos e as tecnologias, a partir de Roxane Rojo (2013), também sobre a Internet e ensino, no uso de gêneros digitais em Júlio César Araújo (2007), dentre outros que discutem sobre a linguagem e o mundo das tecnologias. Na metodologia, sendo de base qualitativa, utilizar-se-á de enunciados dos estudantes da turma de Educação, Tecnologia e Aprendizagens, em um curso de formação, na universidade, por meio de entrevista coletiva com esses sujeitos. Parcialmente, tem-se como resultados que a formação em educação, tecnologias e aprendizagens contribui de modo significativo para a transformação das práticas mediadas pelas tecnologias na universidade e escolas, notando-se mudanças nas práticas dos estudantes diante do uso do computador, analisando-se a necessidade de políticas públicas de inclusão digital para as juventudes em comunidades do campo.