METAMORFOSES DO OLHAR: ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL.
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO
| Autores: Joana Marques Ribeiro (FFLCH - USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: O trabalho pretende tecer reflexões sobre a formação do leitor literário, tendo em vista as novas configurações da arte literária e a atividade de leitores que se formam hoje na fruição de objetos artísticos construtores de um ambiente fantástico e plurissignificativo contemporâneo. Aproximando-nos de composições que refletem o conflito entre realidade e ficção, que problematizam ou apagam os limites entre ambas, serão focalizados aspectos do procedimento de leitura e estratégias de mediação em sala de aula que privilegiem a função poética (estética) das obras As aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865), de Lewis Carroll, e A Metamorfose (1915), de Franz Kafka. Inicialmente, apresentaremos um panorama acerca das novas configurações da arte literária, sua relação com a narrativa fantástica e aspectos relativos à recepção e consequente posição do leitor diante de tais textos. Posteriormente, discorreremos sobre o trabalho com a leitura do texto literário na escola e caminhos possíveis para a realização de estratégias de mediação. Por fim, faremos um relato do trabalho de mediação realizado em aulas de Língua Portuguesa, destacando o critério de seleção das obras, a maneira como foram realizadas as leituras, os enredamentos e diálogos intertextuais e intersemióticos promovidos, e as produções realizadas pelos alunos.
|
|