Poster
| Atividades significativas em Língua Portuguesa: leitura, escrita e produção a partir do conto “O elo” | Autores: Estela Dalva Barbosa Guedes (PMJF - Prefeitura Municipal de Juiz de Fora) |
Resumo: Trabalhar com a leitura e a escrita em sala de aula nos dias atuais configura-se num desafio para o docente de Língua Portuguesa, uma vez que os discentes demonstram pouco interesse não só por atividades que exijam sua leitura como também que desenvolvam sua escrita. Considerando esse contexto e esses discentes que estão conectados com o mundo digital, o professor precisa conciliar a tecnologia com as leituras e escritas necessárias ao ensino-aprendizagem. Desse modo, o conto “O elo”, escrito por Ieda Oliveira, foi a motivação para que uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do município de Juiz de Fora- MG se envolvesse para criar um final diferente para o conto e depois o reproduzisse em vídeo, ou seja, de forma integrada, o objetivo para a leitura ficou claro desde o início, perpassando pela atividade escrita e, finalizando com a produção em vídeo. Essa proposta foi muito bem aceita pela turma, pois nela viram a oportunidade de criar a partir de um texto um vídeo com recursos de imagens e de sons.Como embasamento teórico foram utilizados o conceito de gêneros do discurso (BAKHTIN, 1992), o narrar como a capacidade de linguagem dominante (DOLZ e SCHNEUWLY, 1996) e os estudos sobre os multiletramentos que envolvem os recursos multissemióticos para a compreensão do texto (ROJO, 2009/2012). Como resultado parcial, pode-se apontar que a melhor opção para o envolvimento em atividades de leitura e de escrita parte da vivência dos alunos relacionada às tecnologias, sinalizando para muitos educadores que a internet não veio para substituí-los, mas, como mediadores do conhecimento, auxiliarem de forma dinâmica no avanço desses alunos como construtores da significação para a leitura e a escrita.
|
|