ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA UFPEL: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E PRÁTICAS DOCENTES | Autores: Vanessa Doumid Damasceno (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas ) ; Thais Duro Rosa ((UFPEL) - Universidade Federal de Pelotas ) ; Letícia Silveira de Oliveira ((UFPEL) - Universidade Federal de Pelotas ) |
Resumo: O ensino e a aprendizagem de Português como Língua Adicional, em situação de formação de professores, precisa de reflexões. O objetivo deste estudo é analisar as experiências de ensino e de aprendizagem do Português como Língua Adicional (PLA) ofertadas aos estudantes estrangeiros, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), do projeto institucional Políticas Linguísticas para Internacionalização. Além de analisar as experiências didáticas/metodológicas, objetiva-se, também, expor um panorama do processo de implementação do PLA na Instituição. Para isso, tratamos das iniciativas feitas e dos desafios encontrados ao longo do últimos anos. Nossas reflexões se pautam num contexto que endossará uma discussão a respeito da política de implementação de PLE na UFPEL. Dessa forma, problematizará a questão do espaço da Instituição ser responsável pela formação de professores. Os dados foram coletados, na UFPEL, por meio de entrevistas e questionários aplicados aos alunos estrangeiros, aos Coordenadores dos Idiomas sem Fronteiras e à Coordenação de Relação Internacional. Nesse contexto, será apresentado o trabalho desenvolvido na UFPEL no que se refere ao ensino de PLA e a formação de professores. Conclui-se, que o Projeto vem alcançando seus principais objetivos, como proporcionar a promoção do PLA na UFPEL, além do fomento e incentivo em formação de professores.
|
|