LETRAMENTOS EM TEMPOS DA CULTURA DIGITAL: com a palavra os professores do ensino fundamental | Autores: Sirlei de Melo Milani (UNEMAT - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO - SINOP) ; Albina Pereira de Pinho Silva (UNEMAT - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO - SINOP) |
Resumo: Face às constantes mudanças oriundas do processo de globalização da cultura, da economia e da política, a educação e, mais notadamente, o ensino de língua portuguesa e, por conseguinte, os professores são desafiados a reconstruir concepções, crenças e práticas com vistas a se empoderar de novas teorias, novos posicionamentos e novas práticas de uso crítico da linguagem em sua múltipla interação com as interfaces digitais, características da cultura digital. Isso posto, a questão que mobilizaa pesquisa, assim se apresenta: Como os professores se apoderam e se posicionam em relação aos novos letramentos inerentes aos tempos da cultura digital? Face essa indagação, o estudo tem como objetivo principal compreender os posicionamentos dos professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental frente à multiplicidade de letramentos próprios da cultura digital. O tipo de pesquisa utilizada neste trabalho será de caráter exploratório com uma abordagem qualitativa. A coleta dos dados será conduzida por meio de situação formal de entrevistas. Esse trabalho dialogará com os teóricos Roxane Rojo (2009; 2012; 2015), Cristiane Dias (2018). E esta comunicação vincula-se ao Grupo de Pesquisa, Educação Científico-Tecnológica e Cidadania (ECTEC), da UNEMAT - Câmpus Universitário de Sinop. Os dados da pesquisa apontam que a cultural digital está inserida no contexto dos alunos e as novas práticas de letramentos devem estar atreladas a uma nova proposta pedagógica, dada a importância que o professor exerce nesse processo de imersão dos estudantes na cultura digital, como uma das possibilidades de ampliar e qualificar o desenvolvimento de habilidades e competências de letramentos dos estudantes da escola.
Agência de fomento: UNEMAT Campus de Sinop |
|