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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ALEF VIA PERSPECTIVA BAKHTINIANA: PESQUISAS, PROPOSTAS E DESAFIOS NA E PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Mariangela Garcia Lunardelli (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

Esta comunicação objetiva apresentar resultados preliminares de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa ALEF (Análise Linguística, Ensino e Formação) da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu, as quais tomam como perspectiva teórica os postulados do Círculo de Bakhtin. Algumas dessas pesquisas, entre outras concluídas ou em curso sob minha orientação, partem da possibilidade de professores, tanto em formação inicial como em formação contínua, se apropriarem de determinados gêneros discursivos – apropriação na acepção marxiana –, configurá-los e didatizá-los, por meio de uma proposta distinta – o plano de trabalho docente (PTD) de Gasparin. Nesse sentido, os estudos ancoram-se em dois eixos teóricos: a) o eixo filosófico-linguístico do Círculo de Bakhtin; e b) o eixo didático-metodológico de Gasparin, dentro da perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica e tendo como referencial epistemológico o processo dialético do conhecimento. A perspectiva didática gaspariniana permite partir da realidade social mais ampla do educando e desenvolver as atividades na chamada zona de desenvolvimento proximal do aluno, em um movimento prática>teoria>prática, ou dialeticamente síncrese>análise>síntese. Meu olhar aqui pretende se fixar na formação do professor de Língua Portuguesa, professor este que participa, por meio desses estudos, do Grupo de Pesquisa ora mencionado. Para isso, ressalto: i) a apropriação do gênero discursivo pesquisado; ii) a proposta didática e sua aplicação na sala de aula; e iii) a avaliação do trabalho, com ênfase na Prática de Análise Linguística (PAL), desenvolvida ao longo da pesquisa do professor. Todos esses estudos permitem considerar o aprofundamento das questões relativas aos gêneros discursivos, junto à crescente ampliação e ressignificação da PAL nas aulas de Língua Portuguesa.