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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O ensino de Língua Portuguesa na Educação de Tempo Integral em Goiás: reflexões e perspectivas.

Autores:
Rodrigo Milhomem de Moura (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)

Resumo:

Este trabalho tem como finalidade tratar do ensino de língua portuguesa (LP) na educação de tempo integral. É sabido que o ensino de língua materna tem se pautado no ensino de regras soltas e fragmentadas,  não respeitando a bagagem de mundo e o contexto sociocultural do aluno. Chama-se a atenção, no exposto,   para técnicas mais simples e que podem contribuir para o ensino de língua na educação de tempo integral, tendo em vista que é primordial conteúdos mais dinâmicos e lúdicos para cativar a atenção do aluno. Além disso, é necessário citar que os alunos que estudam em tempo integral, ficam muitas horas na escola, por esse motivo, tendem a ser mais desmotivados com o núcleo obrigatório. Para tanto, usa-se como principais teóricos Antunes (2003), Pirracelli (2012), Travaglia (2012) e Marcuschi (2010). O tipo de pesquisa é o bibliográfico e abordagem é qualitativa. De início faz um breve histórico sobre a educação integral de âmbito geral até chegar ao Estado do Goiás. Após, apresenta-se algumas metodologias que podem contribuir para o ensino - aprendizagem de LP. Diante isso, pode-se dizer que o trabalho com os gêneros textuais podem ser eficazes para o trabalho com a língua materna no período integral: músicas, relatos, noticiais ( práticas contextualizadas), bem como o respeito ao conhecimento de mundo já possuem.


Agência de fomento:
CAPES